Críticas │ Rocky II: A Revanche (1979)

Rocky II: A Revanche (1979)Rocky II

EUA, 1979. 1h59min. Classificação Indicativa: 12 anos. Direção: Sylvester Stallone. Roteiro: Sylvester Stallone. Elenco: Sylvester Stallone (Rocky Balboa), Talia Shire (Adrian), Burt Young (Paulie), Carl Weathers (Apollo Creed), Burgess Meredith (Mickey), Tony Burton (Apollo’s Trainer), Joe Spinell (Gazzo), Leonard Gaines (Agent), Sylvia Meals (Mary Anne Creed), Frank McRae (Meat Foreman), Al Silvani (Cutman), John Pleshette (Director), Stu Nahan (Announcer), Bill Baldwin (Commentator), Jerry Ziesmer (Salesman).

Obra-prima clássica. Um filme que é melhor do que o original (que já era bom). Tradicionalmente, as continuações são inferiores ao primeiro filme. Já Rocky II: A Revanche (Rocky II, 1979) é um legítimo sucessor do filme anterior, com a mesma mensagem positiva e otimista (a história e a direção também são de Sylvester Stallone).

Feito praticamente com a mesma equipe e elenco, é mais um acerto do seu autor Stallone. O personagem Rocky ainda é uma figura humana (e não um super-herói que se transformou em Rocky IV (Rocky IV, 1985)), principalmente quando se relaciona com a esposa, o cunhado e o cachorro.

A fita começa com os minutos finais do filme anterior, depois mostra o lado amargo do sonho americano, apesar de ter virado uma celebridade. Sem talento ou profissão, gasta o dinheiro rapidamente e depois não consegue mais emprego, sendo forçado a aceitar uma revanche mesmo se arriscando a perder a vista no combate.

O personagem do rival (Carl Weathers) também ganha uma dimensão maior ao ser visto em casa, com sua família, motivando-se para a luta. O melhor da fita é sua montagem que acentua o caráter episódico do roteiro.

Mas, sabiamente, Stallone guarda as emoções para a última meia hora, e o clímax da luta consegue ser tão emocionante quanto a do primeiro.

Quem gostou do primeiro filme também vai gostar desta continuação.

O filme fez um grande sucesso que gerou mais uma continuação: Rocky III: O Desafio Supremo (Rocky III, 1982).

Divirta-se!

Fontes: IMDb, Chartoff-Winkler Productions, United Artists, VidAmerica, Warner Home Video, CBS/Fox, MGM/UA Home Video, 20th Century Fox Home Entertainment, Vídeo News Filmes vol. V.