Críticas │ Gêmeo Maligno (2022)

Gêmeo Maligno (2022)The Twin

FIN, 2022. 1h49 min. Classificação Indicativa: 14 anos. Direção: Taneli Mustonen. Roteiro: Aleksi Hyvärinen,Taneli Mustonen. Elenco: Teresa Palmer (Rachel), Steven Cree (Anthony), Barbara Marten (Helen), Tristan Ruggeri (Elliot/Nathan), Andres Dvinjaninov (Town Doctor), Nick Connor (Bank Advisor), Tiiu Uibo (Old Woman – Couple), Raivo Trass (Old Man – Couple), Liisi Org (Young Helen), Kert Kurist (Helen´s Husband), Raul Talmar (Priest).

Uma mãe, Rachel (Teresa Palmer) tem que enfrentar uma verdade insuportável sobre seu filho gêmeo sobrevivente.

Após um trágico acidente que matou seu filho, Rachel e Anthony decidem se mudar para o outro lado do mundo e se concentrar em seu filho gêmeo sobrevivente, Elliot. O que começa como um tempo de cura e isolamento no campo escandinavo se transforma em uma batalha desesperada pela alma de seu filho, quando uma entidade que afirma ser seu irmão gêmeo morto assume Elliot – colocando Rachel em uma jornada diabólica para desvendar a horrível verdade sobre seu gêmeo.

O espectador poderá acompanhar a evolução da história de ‘Gêmeo Maligno’ sem grandes elaborações, num crescente linear e contínuo, atingindo seu apogeu no terço final do longa, que é, de fato, a melhor parte. Esse é um dos poréns no qual o longa de Taneli Mustonen acaba derrapando: o ritmo, que se impõe muito vagarosamente no início e dá uma acelerada no fim, fazendo a balança do equilíbrio pender, atropelando a si mesmo no final das contas.

Por outro lado, temos boas atuações tanto do elenco principal quanto do elenco de apoio, com atores cujas expressões faciais provocam fascínio e transtorno em quem assiste.

No entanto, muitos vão apenas se decepcionar. Afinal, o roteiro começa a crescer, crescer, crescer até que, do nada, murcha. Não conseguiu terminar no ponto alto que merecia e deveria. Uma pena.

Pra você que gosta de filmes de terror com crianças, recomendo:

A Profecia (The Omen, 1976), de Richard Donner, com Gregory Peck, Lee Remick, Harvey Stephens.

O Exorcista (The Exorcist, 1973), de William Friedkin, com Ellen Burstyn, Max von Sydow, Linda Blair.

A Órfã (Orphan, 2009), de Jaume Collet-Serra, com Vera Farmiga, Peter Sarsgaard, Isabelle Fuhrman.

Divirta-se!

Fontes: IMDb, Don Films, RLJE Films, Shudder, ParisFilmes.