Críticas │ A Noite dos Arrepios (1986)

A Noite dos Arrepios (1986)Night of the Creeps

EUA, 1986. 1h28min. Classificação Indicativa: 14 anos. Direção: Fred Dekker. Roteiro: Fred Dekker. Elenco: Jason Lively (Chris), Steve Marshall (J.C.), Jill Whitlow (Cynthia), Tom Atkins (Ray Cameron), Wally Taylor (Detective Landis), Bruce Solomon (Sgt. Raimi), Vic Polizos (Coroner), Allan Kayser (Brad (como Allan J. Kayser)), Ken Heron (Johnny), Alice Cadogan (Pam), June Harris (Karen), David Paymer (Young Scientist), David Oliver (Steve), Evelyne Smith (House Mother), Ivan E. Roth (Psycho Zombie).

Parasitas cerebrais alienígenas, que entram nos humanos através da boca, transformam seu hospedeiro em zumbis assassinos. Alguns adolescentes começam a combatê-los. Clássico do terrir (terror com humor) oitentista. Uma gigantesca homenagem ao cinema de terror.

O diretor e roteirista Fred Dekker (Deu a Louca nos Monstros (The Monster Squad, 1987)) não poupou esforços para colocar várias referências em seu filme, que vão do sci-fi B dos anos 50 até os slashers oitentistas, passando por nomes e sobrenomes de quase todos os personagens principais: começando que o herói adolescente chama-se Chris Romero (Jason Lively) e seu melhor amigo, James Carpenter Hooper (Steve Marshall). A mocinha (Jill Whitlow) é Cynthia Cronenberg, o policial durão (Tom Atkins) é Ray Cameron. Há um detetive Landis, um sargento Raimi, um zelador chamado Sr. Miner. E a universidade onde eles estudam é a Corman University e o nome do gato de uma menina da fraternidade é Gordon. Todos referências a diretores de filmes de terror.

Cabe ainda uma homenagem a Ed Wood com Plano 9 do Espaço Sideral (Plan 9 from Outer Space, 1957), sendo exibido na TV, uma ponta do ator Dick Miller, que esteve em vários filmes do Roger Corman e de Joe Dante, e também a presença dos maquiadores Howard Berger e Greg Nicotero como zumbis.

No começo do filme, ao melhor estilo ficção científica, um alienígena em fuga numa nave espacial libera uma cápsula com um perigoso experimento que vai parar na Terra no ano de 1959 (onde a fotografia é toda em preto e branco).

Em 1986, Chris e seu amigo deficiente J.C. estão perambulando pelo campus da Universidade na noite de iniciação das fraternidades quando olha para Cynthia e apaixona-se no mesmo instante.

Para tentar chamar a atenção da garota, ele e seu fiel companheiro aceitam participar de um trote para tentar ingressar na fraternidade Beta, proposto pelo platinado Brad (Allan Kayser). Ambos deveriam pegar um cadáver do laboratório de medicina e deixar na frente de outra casa, mas acabam descongelando o corpo do rapaz infectado pelos parasitas lá do começo, que ficou em estado criogênico por vinte e sete anos.

Isso dá início a uma infestação das lesmas rastejantes que começam a transformar os universitários em zumbis. O policial durão Ray Cameron que investiga o caso foi o mesmo que lá nos anos 50 tinha uma queda pela moça morta pelo maníaco e nunca esqueceu o trauma.

Mas, o momento mais emblemático de A Noite dos Arrepios (Night of the Creeps, 1986) é quando todos os rapazes da fraternidade sofrem um acidente de ônibus ao irem buscar suas garotas para o baile e são transformados em zumbis. Ao chegar na casa, Ray olha pela janela e dispara a célebre frase: “Tenho uma boa e uma má notícia. A boa é que seus namorados chegaram. A má é que eles estão mortos!”. Imperdível!

Divirta-se!

Fontes: IMDb, TriStar Pictures, Delphi V Productions, HBO/Cannon Video, Home Box Office Home Video (HBO), Scream Factory.