Críticas │ Os Intocáveis (1987)

Os Intocáveis (1987) The Untouchables

EUA, 1987. 1h59min. Classificação Indicativa: 14 anos. Direção: Brian De Palma. Roteiro: David Mamet. Elenco: Kevin Costner (Eliot Ness), Sean Connery (Jim Malone), Andy Garcia (George Stone), Charles Martin Smith (Oscar Wallace), Robert De Niro (Al Capone), Richard Bradford (Mike), Jack Kehoe (Payne), Brad Sullivan (George), Billy Drago (Nitti), Patricia Clarkson (Ness’ Wife).

Obra-prima. O filme mais bem dirigido da História do Cinema e a melhor obra do diretor Brian De Palma (Carrie, a Estranha (Carrie, 1976)).

Ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Sean Connery, que faz Jim Malone, naturalmente eficiente e simpático no papel do velho policial irlandês que se une a Eliot Ness (Kevin Costner).

O filme tem o toque do diretor, um mestre em provocar emoções, em conduzir o espectador para onde ele quiser. Kevin Costner está muito bem como Eliot Ness, um policial honesto que em 1930, em Chicago, organiza um pequeno grupo de incorruptíveis (que se denominam Intocáveis) para combater Al Capone (Robert De Niro, gordo e careca) e sua quadrilha de gângsters que controla a cidade.

Com uma câmera muito móvel e inquieta, o diretor Brian De Palma nos leva através de cenas antológicas: a menina que leva uma bomba e explode, no comecinho do filme; o bandido que entra na casa de Sean Connery para ataca-lo; o assassinato no elevador; o ataque à cavalo na ponte; o tiroteio na escadaria da estação de trens (uma homenagem a O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potemkin, 1925)); Eliot Ness enfrentando o bandido no final…

Há também grandes efeitos técnicos (Capone e o cantor em primeiro plano na ópera), uma excelente trilha musical de Ennio Morricone, os figurinos que são de Giorgio Armani, muito suspense.

Quem gosta de cinema não resiste a assistir a este filme, não uma, mas várias vezes.

Divirta-se!

Fontes: IMDb, Paramount Pictures, Paramount Home Video, Paramount Home Entertainment, United International Pictures (UIP), Vídeo News Filmes vol. IX.

Veja também Brian De Palma:

Críticas │ Scarface (1983): Clique aqui!

Pôster │ Os Intocáveis (1987): Clique aqui!