Críticas │ Transformers: O Despertar das Feras (2023)

Transformers: O Despertar das Feras (2023)Transformers: Rise of the Beasts

EUA, 2023. 2h7 min. Classificação Indicativa: 12 anos. Direção: Steven Caple Jr. Roteiro: Joby Harold, Darnell Metayer, Josh Peters, Erich Hoeber, Jon Hoeber, Joby Harold. Elenco: Anthony Ramos (Noah Diaz), Dominique Fishback (Elena Wallace), Luna Lauren Velez (Breanna Diaz), Dean Scott Vazquez (Kris Diaz), Tobe Nwigwe (Reek), Sarah Stiles (Jillian), Leni Parker (Ms. Greene), Frank Marrs (Receptionist), Aidan Devine  (Bishop), Kerwin Jackson (Hotel Security Guard), Mike Chute (NYC Police Officer), Tyler Hall (NYC Police Officer), Sean Tucker (Bridge Security Guard), Jay Farrar (Museum Guard), Lucas Huarancca (Amaru), Amiel Cayo (Amaru’s Son).

Após o sucesso de Bumblebee (Bumblebee, 2018), o produtor Lorenzo di Bonaventura reconheceu que a série faria algumas mudanças de tom e estilo (personagens novos e sem os exageros dos filmes de Michael Bay). E aí está o novo filme da cinessérie Transformers, que se passa na década de 1990 (a narrativa nos transporta de volta para Nova York, em que a fervilhante metrópole reluzia com a ascensão do hip hop e das comunidades afrodescendentes e latinas), com os Autobots descobrindo uma relíquia de seu planeta natal (uma espécie de chave que abre um portal para casa) no Brooklyn, antes de buscarem outra similar no Peru.

Em 1994, uma dupla de humanos fazem parceria com Optimus Prime e os Autobots enquanto todos se envolvem em um antigo conflito que se relaciona com mais duas facções de Cybertronianos: os Maximals e os Terrorcons.

Os humanos (mas não há romance entre eles) são representados por Noah Diaz (Anthony Ramos): um ex-militar especialista em eletrônica e aprendiz de ladrão (mas falta um protagonista com mais presença cênica); e Elena Wallace (Dominique Fishback): uma pesquisadora de artefatos que trabalha em um museu (não muito convincente devido à sua pouca idade).

Eles são ajudados pelos Autobots: Optimus Prime (voz de Peter Cullen): líder da resistência; Mirage (voz de Pete Davidson): um guerreiro com o poder de criar miragens, duplicatas, hologramas; Bumblebee: se transforma em um Chevrolet Camaro amarelo; Arcee (voz de Liza Koshy): uma atiradora de elite. Se transforma em uma motocicleta Ducati vermelha e branca; Wheeljack (voz de Cristo Fernández): um cientista e mecânico que se transforma em um Volkswagen ‘Kombi’ marrom e branca; Stratosphere (voz de John DiMaggio): um gigante membro alado que lhes fornece transporte em sua aventura global. Se transforma em um avião de carga Fairchild Flying Boxcar.

Também são ajudados pelos Maximals: Optimus Primal (voz de Ron Perlman): o sábio líder dos Maximals. Ele se transforma em um gorila gigante mecanizado; Cheetor (voz de Tongayi Chirisa): um guerreiro e velocista. Se transforma em um leopardo mecanizado; Airazor (voz de Michelle Yeoh): ela se transforma em um falcão; Rhinox (voz de David Sobolov): se transforma em um rinoceronte.

Como inimigos estão os Terrorcons: Scourge (voz de Peter Dinklage): líder dos Terrorcons. O caçador de troféus mais temível do universo; Nightbird (voz de Michaela Jaé Rodriguez): ela se transforma em um Nissan Skyline modificado. Tem a capacidade de voar graças a propulsores em suas costas; Battletrap (voz de David Sobolov): se transforma em um caminhão de reboque; Freezers: robôs insetoides; Transit (voz de John DiMaggio): se transforma em um ônibus metropolitano nova-iorquino; e os Predacons: Scorponocks: vários robôs com o corpo parecido à escorpiões gigantes.

No filme, o Unicron promete ser o principal antagonista dessa nova fase da franquia (pensada para ser uma trilogia). Seu visual é muito semelhante a um planeta metálico. Aparentemente, é ele quem envia os Terrorcons à Terra, para preparar a sua chegada (caso consigam a chave que abre portais interplanetários).

Algumas sequências de ação são boas (os efeitos visuais metálicos continuam ótimos; estima-se que a obra tenha custado US$ 200.000.000): o filme começa em plena movimentação dos Maximals (com destaque para o gorila); o ataque ao museu; a perseguição na estrada com a ‘Kombi’; a correria no templo; a batalha final (onde o protagonista veste uma armadura do tipo ‘Homem de Ferro’). Boa diversão (sem excessos e sem ser ofensivo).

Para você que gosta da saga, procure conhecer todos os exemplos da franquia:

Transformers (Transformers, 2007), de Michael Bay, estrelado por Shia LaBeouf, Megan Fox, Tyrese Gibson, Jon Voight, John Turturro, Josh Duhamel.

Transformers: A Vingança dos Derrotados (Transformers: Revenge of the Fallen, 2009), de Michael Bay, estrelado por Shia LaBeouf, Megan Fox, Tyrese Gibson, John Turturro, Josh Duhamel.

Transformers: O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark of the Moon, 2011), de Michael Bay, estrelado por Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, Tyrese Gibson, John Turturro, Josh Duhamel, Patrick Dempsey, Frances McDormand, John Malkovich.

Transformers: A Era da Extinção (Transformers: Age of Extinction, 2014), de Michael Bay, estrelado por Mark Wahlberg, Stanley Tucci, Kelsey Grammer, Nicola Peltz Beckham, Jack Reynor, Titus Welliver.

Transformers: O Último Cavaleiro (Transformers: The Last Knight, 2017), de Michael Bay, estrelado por Mark Wahlberg, Anthony Hopkins, Josh Duhamel, Laura Haddock, Santiago Cabrera, Isabela Merced, Stanley Tucci.

Bumblebee (Bumblebee, 2018), de Travis Knight, estrelado por Hailee Steinfeld, Jorge Lendeborg Jr., John Cena, Jason Drucker, Pamela Adlon.

Divirta-se!

Fontes: IMDb, Paramount Pictures, Skydance Media, New Republic Pictures, Di Bonaventura Pictures, Bay Films, Entertainment One, Allspark Pictures, Hasbro.