Críticas │ Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) Zack Snyder’s Justice League

EUA, CAN, UK, 2017. 4h2min. Classificação Indicativa: 16 anos. Direção: Zack Snyder. Roteiro: (história de) Chris Terrio, Zack Snyder, Will Beall; (roteiro de) Chris Terrio; (Superman criado por) Jerry Siegel, Joe Shuster; (Justice League of America criada por) Gardner Fox; (Batman criado por) Bob Kane, Bill Finger; (Wonder Woman criada por) William Moulton Marston; (Fourth World criado por) Jack Kirby. Elenco: Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Gal Gadot (Wonder Woman/Diana Prince), Ezra Miller (The Flash/Barry Allen), Jason Momoa (Aquaman/Arthur Curry), Ray Fisher (Cyborg/Victor Stone), Amy Adams (Lois Lane), Jeremy Irons (Alfred), Diane Lane (Martha Kent), Connie Nielsen (Queen Hippolyta), J.K. Simmons (Commissioner Gordon), Ciarán Hinds (voz de Steppenwolf), Amber Heard (Mera).

Liga da Justiça de Zack Snyder (também conhecido como Zack Snyder’s Justice League, e frequentemente chamado de Snyder Cut) é o corte do diretor do filme de 2017, Liga da Justiça (fracasso comercial nos cinemas; esta versão está sendo lançada digitalmente no HBO Max).

Como a versão do cinema, o corte do diretor (com 4h e 2min de duração) acompanha Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue enquanto eles tentam salvar o mundo da ameaça catastrófica de Lobo da Estepe e seu exército de Parademônios.

A versão que foi para o cinema de Liga da Justiça, lançada em 2017, sofreu uma produção difícil. Zack Snyder deixou a pós-produção após o suicídio de sua filha, e Joss Whedon assumiu o cargo, completando o filme como diretor não creditado (supervisionou refilmagens e outras mudanças que adicionaram um tom mais leve e mais humor, e reduziu o tempo de duração para 120 minutos).

A restauração custou US$ 70 milhões para concluir os efeitos visuais, trilha sonora, edição, e gravação de cenas adicionais (Liga da Justiça (2017) teria orçamento estimado em US$ 300 milhões).

O roteiro, após a morte do Superman, em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), Batman e Mulher Maravilha recrutam Flash, Aquaman e Ciborgue para formar a Liga da Justiça e proteger o mundo de Lobo da Estepe e seu exército de Parademônios, que procuram as três Caixas Maternas.

A produção representa uma grande vitória dos fãs que pediram na internet por meio de campanhas e petições para que a Warner lançasse a versão do diretor para o filme Liga da Justiça (2017), muito criticado pelo público e crítica na época.

Realmente, com a nova edição temos uma outra obra (o filme é dividido em capítulos): melhor, mais bem acabada (apenas o excesso de efeitos CGI (Imagens Geradas por Computador) deixa o filme com ‘aquela cara de videogame’), narrativa épica e com personagens melhor desenvolvidos.

No final, o diretor dedica o filme a sua amada filha adotiva Autumn Snyder.

Para que cada um possa julgar o mérito da obra e suas comparações, recomendo assistir ao original Liga da Justiça (2017).

Divirta-se!

Fontes: IMDb, Atlas Entertainment, Cruel & Unusual Films, DC Comics, DC Entertainment, RatPac-Dune Entertainment LLC, Lensbern Productions, Warner Bros.