Críticas │ Turma da Mônica: Laços (2019)

Turma da Mônica: Laços (2019)

BRA, 2019. 1h37min. Classificação Indicativa: Livre. Direção: Daniel Rezende. Roteiro: Thiago Dottori; (baseado na obra de) Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi; (baseado nos personagens criados por) Maurício de Sousa. Elenco: Giulia Benite (Monica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Gabriel Moreira (Cascão), Laura Rauseo (Magali), Rodrigo Santoro (Louco), Cauã Martins (Titi), Sofia Munhoz (Aninha), Gabriel Blotto (Xaveco), Pedro Souza (Jeremias), Isabela Santos (Cascuda), Monica Iozzi (Dona Luisa de Souza), Luiz Pacini (Seu Sousa), Paulo Vilhena (Seu Cebola da Silva), Fafá Rennó (Dona Cebola da Silva), Ana Carolina Godoy (Dona Lili Lima).

Laços, é a versão live-action (filme com atores) da Turma da Mônica, e tem como base a HQ ‘Laços’, uma série de lançamentos publicados em 2013 pela Panini Comics.

Conta com os tradicionais personagens das história em quadrinhos: Mônica (Giulia Benite: a baixinha dentuça (o dente postiço foi feito através de uma pequena prótese dentária), que sempre carrega seu coelhinho de pelúcia, Sansão); Cebolinha (Kevin Vechiatto: aquele que troca o ‘r’ pelo ‘l’ ao falar, e vive querendo, através de “seus planos infalíveis”, pegar o coelhinho da Mônica e se tornar o ‘dono da rua’); Cascão (Gabriel Moreira: o melhor amigo de Cebolinha; tem a característica de nunca tomar banho e morrer de medo de água); Magali (Laura Rauseo: sua principal característica é comer sem parar: vive com fome).

O roteiro é simples: Floquinho, o cachorro verde (a coloração foi feita digitalmente) do Cebolinha é roubado pelo Homem do Saco (Ravel Cabral), para que, através de uma indústria de cosméticos, seus pêlos sejam transformados em gordura para servirem de composto para o Cabelol, um produto que faz crescer cabelos nos humanos. Assim, toda a turma parte em uma aventura para resgatar Floquinho e combater o Homem do Saco.

No caminho, encontram vários personagens que aparecem bastante nos quadrinhos: Rodrigo Santoro faz o Louco, em ótima composição (característica de todo o elenco: todos os atores estão ótimos), mas, que, dramaticamente, não influencia muito na história; Maurício de Souza faz uma cameo (participação como ele mesmo) como um jornaleiro.

A produção é muito boa (filmagens em Poços de Caldas), a caracterização dos personagens está perfeita, é dirigido por Daniel Rezende (também diretor de Bingo: O Rei das Manhãs (2017) e editor de Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite (2007), Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)), muito bem fotografado (o filme é todo colorido, muito bonito de se assistir).

O problema mesmo é o roteiro, que acaba sendo uma sucessão de acontecimentos até o resgate final (podemos até fazer uma leitura sobre a preservação dos animais, uma crítica às indústrias de cosméticos que utilizam animais como experiência, etc).

Mas, é uma pena que a história seja simples demais. Recomendado para crianças!

Para quem gosta de filmes com crianças ou bichinhos, recomendo:

Gremlins 2: A Nova Geração (Gremlins 2: The New Batch, 1990), de Joe Dante, com Zach Galligan, Phoebe Cates, John Glover.

Os Goonies (The Goonies, 1985), de Richard Donner, com Sean Astin, Josh Brolin, Jeff Cohen.

Os Heróis Não Têm Idade (Cloak & Dagger, 1984), de Richard Franklin, com Henry Thomas, Dabney Coleman, Michael Murphy.

Divirta-se!

Fontes: IMDb, Bionica Filmes, Latina Estudio, Maurício de Souza Produções Cinematográficas, Paramount Pictures, Paris Filmes, Downtown Filmes.