Críticas │ Annabelle 3: De Volta Para Casa (2019)

Annabelle 3: De Volta Para Casa (2019) Annabelle Comes Home

EUA, 2019. 1h46min. Classificação Indicativa: 14 anos. Direção: Gary Dauberman. Roteiro: (história de) James Wan, Gary Dauberman. Elenco: Patrick Wilson (Ed Warren), Vera Farmiga (Lorraine Warren), Mckenna Grace (Judy Warren), Madison Iseman (Mary Ellen), Katie Sarife (Daniela Rios), Michael Cimino (Bob Palmeri), Emily Brobst (Rory), Steve Coulter (Father Gordon), Samara Lee (Bee), James William Ballard (Parent at School), Sade Katarina (Nurse 2), Eddie J. Fernandez (Truck Driver), Joanna Bartling (Flashback Bride), Kenzie Caplan (Debbie), Luca Luhan, Anthony Rios.

A cinessérie ‘Invocação do Mal’ é uma das poucas franquias de filmes de terror a ter um universo compartilhado (também chamado ‘The Conjuring Universe’), e manter um bom nível de qualidade entre seus exemplares, graças ao talento de James Wan.

Esta série de sucesso é formada por (lançamento oficial nos cinemas): Invocação do Mal (The Conjuring, 2013), de James Wan; Annabelle (Annabelle, 2014), de John R. Leonetti; Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2, 2016), também de James Wan; Annabelle 2: A Criação do Mal (Annabelle: Creation, 2017), de David F. Sandberg; A Freira (The Nun, 2018), de Corin Hardy, Annabelle 3: De Volta Para Casa (Annabelle Comes Home, 2019), de Gary Dauberman.

Aqui, o casal Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga, respectivamente), prendem a boneca do mal, Annabelle, em um quarto trancado juntamente com outros objetos demoníacos, em sua casa.

Mas, a boneca não está possuída… Ela funciona como passagem de espíritos ou entidades não humanas para esta existência.

Quando o casal sai, deixam a filha pequena Judy Warren (Mckenna Grace) aos cuidados da babá Mary Ellen (Madison Iseman). Eis que uma amiga também aparece na casa (a pequena Judy sofre bullying, pois é filha do casal que vê fantasmas e são atacados pelos jornais como farsantes (ou heróis)), e é bem bisbilhoteira.

Esta amiga, Katie Sarife faz Daniela Rios, uma problemática (mas, simpática) garota que perdeu o pai enquanto ela dirigia o carro e se culpa por causa disso. Então, ela consegue entrar no quarto mal assombrado para tentar entrar em contato com o pai e pedir desculpas pelo acidente.

Mas, ela acaba libertando a boneca Annabelle e todos os espíritos dos objetos que passam a assombrar a casa. Assim, a filha do casal Warren é atormentada por assombrações (igual a mãe) em casa e precisa combater os espíritos trazidos pela presença da boneca sem a ajuda dos pais.

Mais um bom exemplar do subgênero ‘casa mal assombrada’. Aqui, a direção consegue manter o clima de suspense o filme inteiro (com ritmo e muita criatividade nos ataques sombrios), e apesar dos sustos, não apela para excessos de sangue e mortes em demasia.

O filme também expande o universo cinematográfico da franquia ao introduzir novos personagens como o Lobisomem, o Samurai, o Macaco Sanfoneiro, além da Freira e do Demônio.

Algumas cenas são boas como: o começo quando o casal leva a boneca para casa e o carro pára bem em frente ao cemitério; as assombrações na casa, embaixo das cobertas da cama, no reflexo do abajur; os espíritos do barqueiro que possuem moedas nos olhos; o final movimentado quando tentam devolver a boneca de volta ao armário de vidro no museu do ocultismo.

Annabelle 3: De Volta Para Casa (Annabelle Comes Home, 2019), mantém o mesmo nível dos demais exemplares da cinessérie. Se você gostou dos outros, também vai gostar deste.

Se você gosta de filmes do subgênero Casas Mal-Assombradas com espíritos e demônios, recomendo os clássicos oitentistas:

Poltergeist: O Fenômeno (Poltergeist, 1982), de Tobe Hooper, produção de Steven Spielberg, estrelado por JoBeth Williams, Heather O’Rourke, Craig T. Nelson.

A Casa do Espanto (House, 1985), de Steve Miner, história de Fred Dekker, produção de Sean S. Cunningham, com William Katt, Kay Lenz, George Wendt.

Terror em Amityville (Amityville II: The Possession, 1982), de Damiano Damiani, roteiro de Tommy Lee Wallace, produção de Dino De Laurentiis, com Jack Magner, Burt Young, Rutanya Alda, Diane Franklin, James Olson.

Divirta-se!

Fontes: IMDb, Atomic Monster, New Line Cinema, RatPac-Dune Entertainment, The Safran Company, Warner Bros., Warner Bros. Pictures, Warner Bros. Pictures Brasil.